PROSONIC apresenta soluções especializadas no 3º congresso internacional Lusíadas Saúde

Sob o tema “Novos Caminhos – Descobrir para saber cuidar”, realizou-se em 4 e 5 de novembro, no Centro de Congressos de Lisboa, o 3º Congresso Internacional Lusíadas Saúde. A Prosonic patrocinou a iniciativa.

A Prosonic esteve presente com uma área de exposição onde foram apresentadas as várias soluções por si comercializadas, o que constituiu uma oportunidade para os profissionais da área da saúde poderem conhecer mais em detalhe essas soluções.

Estiveram em destaque nesta exposição os Sistemas de Chamada de Enfermaria (Nurse Call) da CODACO, os tablets da marca HP para a área da saúde e os multifuncionais UTAX. Também foi apresentada a nova linha de soluções Healthcare IT da marca ONYX

O congresso contou com a presença de profissionais de referência a nível nacional e internacional na área da saúde. Além das palestras principais, decorreram vários workshops com a participação de médicos e enfermeiros das unidades Lusíadas Saúde e de outros convidados especializados nas temáticas em questão, mas com diferentes abordagens, para tornar mais interessante o debate de ideias.

Sendo a Lusíadas Saúde um grupo de referência no setor da saúde em Portugal, a Prosonic não quis deixar de se associar a este congresso tendo sido um dos patrocinadores.

 

 

Inspeção de turbinas eólicas com drones vence NOVO BANCO Concurso Nacional de Inovação

Um projeto para inspecionar as turbinas eólicas com drones é o grande vencedor da 12.ª
edição do NOVO BANCO Concurso Nacional de Inovação, que entre as 30 candidaturas
distinguiu ainda outros dois projetos. Esta solução inovadora é seis vezes mais rápida e até
oito vezes mais económica do que os métodos atuais.
Os prémios foram hoje entregues, no Espaço NOVO BANCO, numa cerimónia presidida por
António Ramalho, Presidente do Conselho de Administração do NOVO BANCO, que contou
ainda com a apresentação do case study por Susana Miranda Sargento, reconhecida com o
1º Prémio Mulheres Inovadoras da União Europeia 2016.
O setor da energia eólica está hoje focado na redução de custos operacionais e pretende
ser uma alternativa económica cada vez mais viável às fontes fósseis. Com mais de 330 mil
turbinas eólicas em operação em todo o mundo, é uma área que tem sido muito atingida por
inspeções periódicas, já que os métodos tradicionais são inoperantes e dispendiosos.
A Pro-Drone surge com o objetivo de revolucionar a forma como são inspecionadas as pás
de turbinas eólicas, através da alavancagem de métodos de automação e controlo de
veículos aéreos não-tripulados (por exemplo, os drones), em conjunto com o processamento
de dados na cloud.
O drone permite ver o ambiente que o rodeia, identificar a pá a ser inspecionada e
posicionar-se autonomamente numa ótima localização, transformando o processo de
inspeção num método robusto, seguro e repetível.
Esta nova tecnologia pode ser aplicada para a inspecionar qualquer outra estrutura vertical
tal como pontes, edifícios, chaminés, torres de transmissão, entre muitos outros.
Na edição de 2016 do NOVO BANCO Concurso Nacional de Inovação recebeu 30 projetos,
nas áreas de ‘Processes Industriais’, ‘Saúde’ e ‘Tecnologias de Informação e Serviços’. Para
além do projeto vencedor, foram ainda atribuídos dois prémios aos vencedores setoriais.

Uromonitor – teste não invasivo do cancro da bexiga distinguido na categoria de
‘saúde’
O Uromonitor é um ensaio ultrassensível que, através de uma amostra de urina obtida de
forma fácil e conveniente de forma totalmente não invasiva, deteta mutações genéticas
altamente específicas do cancro da bexiga. Este novo método traz uma significativa redução
de custos ao sistema de saúde.
A equipa de investigadores do Ipatimup e do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde
(i3S) teve como missão melhorar a qualidade de vida dos doentes com cancro da bexiga e
ajudar o sistema de saúde a lidar com os elevados custos associados ao dia-a-dia desta
doença.
Este teste responde a uma necessidade real, é inovador e tem grandes vantagens
competitivas. Já está a ser validado em centros de referência em Urologia em Portugal e na
Europa.

HOPI premiado na categoria de ‘Tecnologias de Informação e Serviços’
É uma nova plataforma web para a digitalização dos processos clínicos hospitalares
aplicada à veterinária. Com um sistema poderoso de auditoria, o HOPI permite um
acompanhamento do veterinário no planeamento e execução de um internamento, além de
auxiliar na monitorização e posterior relato dos tratamentos, otimizando os processos e
potenciando a maximização das receitas através de um registo mais detalhado de custos.
Iniciativa já atribuiu 3,340 milhões de euros para inovação

O NOVO BANCO Concurso Nacional de Inovação tem como principais objetivos premiar a
excelência na investigação, contribuir para uma economia mais competitiva, bem como
promover e estimular uma cultura empresarial orientada para a inovação. A existência de
categorias setoriais e a parceria com entidades de maior relevo na área da Ciência,
Tecnologia e Inovação a nível nacional são os principais diferenciadores desta iniciativa.
Entre os parceiros desta iniciativa, destacam-se a Fundação para a Ciência e Tecnologia, a
COTEC, a Tecmaia, o INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, a APBA
(Associação Portuguesa de Business Angels), e nove das mais representativas e reputadas
universidades do país.
A estrutura dos prémios envolve o seu valor pecuniário, no valor de 15 mil euros, e o
financiamento da patente, no montante de 10 mil euros, num total de 25 mil euros. O
vencedor do Concurso recebe um prémio complementar de 15 mil euros.
As doze edições do NOVO BANCO Concurso Nacional de Inovação totalizam 1.663 projetos
a concurso e foram atribuídos 3,340 milhões de euros em prémios nos vários setores,
alguns dos quais são hoje verdadeiros casos de sucesso empresarial, como a BERD, a
Medbone e a Feedzai.

NOVO BANCO Revelação 2016 apresenta obras de Andreia Santana

O NOVO BANCO e o Museu de Serralves apresentam a partir de 24 de novembro, às
22h00, a exposição NOVO BANCO REVELAÇÃO, com “História da Falta”, um projeto da
artista Andreia Santana (Lisboa, 1991), vencedora da edição de 2016 do Prémio NOVO
BANCO REVELAÇÃO.
O Prémio NOVO BANCO REVELAÇÃO é uma iniciativa do NOVO BANCO em parceria com
a Fundação de Serralves, que já distinguiu 39 artistas e tem como objetivo incentivar a
produção e criação artística de jovens talentos portugueses, tendo por base uma lógica de
divulgação, lançamento e apoio a todos os artistas que recorram ao meio da fotografia.
A prática artística de Andreia Santana estende-se da escultura ao vídeo, passando pela
fotografia e relaciona-se diretamente com a prática da arqueologia: a artista é colecionadora
de catálogos de instrumentos e ferramentas (como pás, picaretas e tabuleiros) usados em
arqueologia. O seu interesse é explicado pela própria, quando afirma que enquanto fazedora
de objetos tem consciência de que eles poderão um dia vir a ser desenterrados por
arqueólogos, cuidadosamente limpos, restaurados e classificados.
O projeto de Andreia Santana para a edição de 2016 da exposição NOVO BANCO
REVELAÇÃO partiu de várias visitas da artista a fábricas portuguesas que produzem
ferramentas utilizadas na arqueologia. Estas unidades fabricam utensílios que permitem
fazer ressurgir o desaparecido e dedicam-se, ironicamente, a auxiliar modos de produção
manual, eles próprios em vias de desaparecimento.
Nestas fábricas, a artista recolheu imagens e materiais que agora exibe na exposição no
Museu de Serralves. Um exemplo são as placas de metal “rendilhadas” que resultam da
produção em massa de pás e outros instrumentos, e que a artista apresenta sem qualquer
tipo de intervenção, enquanto verdadeiros readymade. A par destes objetos, Santana
produziu uma série de diapositivos que mostram ferramentas arqueológicas e o seu sistema
de fabrico. A opção premeditada pela fotografia analógica e por um sistema de apresentação                                                             de imagens considerado obsoleto serve à artista para aproximar a fotografia
da arqueologia, enquanto meios privilegiados para invocar a falta.
O trabalho de Andreia Santana foi escolhido entre quatro finalistas do Prémio NOVO
BANCO REVELAÇÃO 2016, por um júri presidido por João Ribas (Diretor Adjunto e Curador
Sénior do Museu de Serralves) e constituído por Alice Motard (Curadora Chefe do CAPC –
Museu de Arte Contemporânea de Bordéus); Émilie Villez (Diretora da Fundação Kadist,
Paris); Luca Lo Pinto (curador da Kunsthalle Wien, Viena); Ricardo Nicolau (adjunto da
direção do Museu de Serralves) e Filipa Loureiro (curadora do Museu de Serralves). Além
da vencedora foram finalistas do Prémio os artistas Rogério Costa Ribeiro, Pedro Huet e
Henrique Pavão.
A acompanhar o Prémio foi publicado um catálogo que apresenta o trabalho dos quatro
finalistas e que, para além de imagens que documentam os projetos, inclui entrevistas aos
artistas conduzidas por Ricardo Nicolau, adjunto da direção do Museu de Serralves e
membro do júri do Prémio NOVO BANCO REVELAÇÃO 2016.

NOVO BANCO conclui com sucesso colocação de uma securitização de 385,6M€

O NOVO BANCO, S.A. colocou com êxito junto de investidores institucionais a totalidade
das Obrigações de Classe A no montante de 385,6 milhões de euros. A operação foi
aprovada pela CMVM e a liquidação financeira ocorrerá no dia 22 de novembro.

Como já tinha sido previsto a 7 de novembro, o NOVO BANCO, S.A. securitizou créditos
concedidos a pequenas e médias empresas e procedeu agora ao lançamento e pricing do
respetivo veículo LUSITANO SME NO. 3. Esta é a terceira operação de securitização de
direitos de crédito sobre PME e foi realizada através do Deutsche Bank AG, London Branch
e o J.P. Morgan Securities plc que atuaram como Joint Arrangers e Joint Lead Managers.

Esta operação insere-se nas prioridades de gestão integrada da sua atividade de crédito a
pequenas e médias empresas, mercado onde tem uma quota superior a 20%, e a colocação
demonstra confiança do mercado internacional neste tipo de créditos a empresas
portuguesas.

Mapfre lança novo seguro de investimento a 5 anos

A seguradora MAPFRE reforça a oferta de seguros de investimento com o lançamento do MAPFRE Investimento Certo 5, produto com a duração de 5 anos e um dia que garante o capital investido no vencimento, taxa técnica de juro no primeiro ano (2%) e a possibilidade de aumentar a rentabilidade.
Especialmente pensado para os investidores que procuram total segurança para o seu dinheiro, com capital e rentabilidade mínima garantida, o MAPFRE Investimento Certo 5 é a solução mais acertada, tendo em conta as reduzidas taxas de rentabilidade disponibilizadas pelo mercado, não apresentando encargos de gestão do Fundo Autónomo, e com uma taxa técnica de juro garantida durante a primeira anuidade.
O MAPFRE Investimento Certo 5 é um seguro de vida de investimento que pode ser formalizado através de uma entrega única de no mínimo 500€ e que garante, no vencimento, o capital investido mais os juros acumulados, com liquidez assegurada desde o primeiro momento e cobertura de capital adicional em caso de morte.

Fundação Mapfre atribui seguros a voluntários da Re-food

No âmbito da parceria entre a Fundação MAPFRE e a Re-Food, a seguradora MAPFRE acaba de garantir um seguro de acidentes pessoais aos cerca de três mil voluntários que colaboram com esta associação em todos os núcleos existentes no País.
Esta colaboração teve início há três anos, altura em que a Infanta D. Elena de Borbón, Diretora de Projetos Sociais e Culturais da Fundação MAPFRE, esteve em Portugal para marcar presença na inauguração do Centro Re-Food do Lumiar.
Segundo João Gama, diretor de comunicação da MAPFRE, “É política da MAPFRE, através da sua Fundação, promover atividades altruístas com utilidade social que tenham um papel ativo no desenvolvimento da sociedade. Estamos muito satisfeitos em contribuir para o bem-estar dos elementos que colaboram com uma organização que possui um objetivo tão nobre”.
Além desta aliança com a Re-Food, a Fundação MAPFRE está envolvida em vários outras iniciativas de cariz social, como é o caso da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, no âmbito do desenvolvimento da Quinta Pedagógica do Pousal, um projeto que representa um investimento de cerca de 200 mil euros e que acolhe pessoas com deficiência, ou da colaboração com o Ministério da Educação e Ciência, através do Programa PERA (Programa Escolar de Reforço Alimentar), assegurando, desde 2013, mais de 250 mil refeições a milhares de alunos com carências alimentares.

O Re-Food é um projeto “micro-local” conduzido por cidadãos para responder a necessidades sociais. Surgiu pela mão de Hunter Halder que, ao aperceber-se das carências alimentares vividas por muitas pessoas e da comida em bom estado de conservação que era diariamente desperdiçada pelos restaurantes, começou a recolher refeições e a distribuir por quem mais necessitava.
O número de pessoas que procuram a Re-Food tem vindo a crescer, assim como os restaurantes e empresas que aderem ao movimento, que já resgata mais de 25 mil refeições por mês.
O projeto conta atualmente com cerca de 3000 voluntários nos 17 núcleos e apoia diariamente 1726 pessoas. Para conseguir realizar estar tarefa, o Refood tem “687 fontes de alimentos”, entre os quais restaurantes, cafés e pastelarias.

Canal Hollywood reúne bandas sonoras em concerto memorável

No dia 13 de novembro, às 18h00, algumas das melhores bandas-sonoras de sempre saltam do grande ecrã para o palco do Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa, no “Canal Hollywood in Concert”, durante um espetáculo interpretado pela Lisbon Film Orchestra, que pretende assinalar os 20 anos do Canal Hollywood, líder entre os canais de televisão temática há três anos consecutivos.
Para ganhar um dos 250 convites duplos que o Canal Hollywood tem para oferecer, os interessados devem aceder à área de passatempos do site do canal, em www.canal-hollywood.pt e responder a quatro questões relacionadas com algumas das bandas sonoras mais marcantes da história do cinema. Para mais informações podem consultar o regulamento disponível online.

Superman, Forrest Gump, Hedwig’s Theme, Star Wars–Imperial March, Chicago, Gladiator, E.T., Spiderman, Lista de Schindler, Back to the Future, Lord of the Rings, Raiders March, Misson Impossible e Pirates of the Carabbean compõem o repertório de um final de tarde verdadeiramente mágico, que percorre territórios musicais e cinematográficos completamente diferentes.

Nesta tarde de domingo, a Lisbon Film Orchestra, dirigida pelo Maestro Nuno de Sá terá como missão transportar a plateia até às imagens, momentos e personagens de catorze filmes emblemáticos, de realizadores tão diferentes como Steven Spielberg, Peter Jackson ou Ridley Scott, dando uma nova oportunidade aos apreciadores da sétima arte de escutar aquilo que não vemos no cinema.

“2016 é o ano em que o Canal Hollywood faz 20 anos de emissão. Acreditamos que quando pensamos em cinema em casa pensamos no Canal Hollywood. Para assinalar estas duas décadas e porque o cinema além de imagem também é som e música, o Canal Hollywood resolveu festejar o cinema com um concerto memorável que reúne as grandes bandas sonoras que nos fazem sorrir e viajar para uma aventura ou para uma galáxia muito muito distante.”, refere Paulo Benard Guedes, diretor do Canal Hollywood, primeiro canal de cinema em Portugal, líder do segmento desde a sua criação.

Quando foi a última vez que ouviu um bom filme?

“Panda e os Caricas, o musical” garante viagem no tempo

O “Panda e os Caricas, o Musical” está de regresso aos palcos nacionais para sete dias de espetáculos de norte a sul de Portugal subordinados ao tema “Máquina do Tempo” e arranque agendado para dia 3 de dezembro no Pavilhão Multiusos de Lamego.

Depois de receber cerca de 44000 pessoas no ano passado, o Canal Panda regressa, pelo quinto ano consecutivo, com a digressão nacional de “Panda e os Caricas, O Musical”.

O espetáculo, composto por vários temas inéditos, é subordinado ao tema “Máquina do Tempo, que se encontra na reedição do 3º DVD da banda e que, juntamente com outros sucessos como “Homem Primitivo” (que soma mais de 812 mil visualizações no YouTube), “Reis e Rainhas”, “Ar, Er, Ir, Or, Ur” e “Super Feliz”, trarão muita animação e boa disposição às crianças de todo o país.

Lamego, Évora, Guimarães, Coimbra, Gondomar e Lisboa são as cidades que irão receber este espetáculo original, cuja produção está a cargo da Universal Music e que conta com a presença do Panda e da sua turma, constituída por um elenco de jovens atores, bailarinos e cantores, e inclui cenários multicoloridos, figurinos a rigor, efeitos de luz, som e vídeo.

Ao longo de cerca de 1h15”, com intervalo, os bilhetes para o musical já se encontram à venda na Fnac, Worten, ticketline, bilheteira online e pontos de venda habituais com preços que variam entre os 16€ e os 30€ (bilhete individual).

MAPFRE apresenta lucros superiores a 570 milhões

A seguradora MAPFRE registou um volume acumulado de receitas de 20.964 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, o que representa um crescimento de 1,8 por cento em relação ao período homólogo de 2015.
O lucro antes de impostos e minoritários aumentou 15,5%, chegando a 1.342M€, e o resultado líquido situou-se em 572M€, menos 3,3% que nos primeiros nove meses do exercício anterior.
Por outro lado, os prémios situaram-se em 17.109M€, evidenciando uma ligeira redução de 1,3 por cento. A economia administrada do Grupo registou um aumento de 6%, alcançando a 38.718 milhões e o rácio combinado do Grupo fica em 97,2%.
Em 2015 foram registrados dois eventos extraordinários que afetaram de forma relevante o resultado do exercício: a venda do negócio de seguros em conjunto com o CatalunyaCaixa e as despesas extraordinárias decorrentes das tempestades de neve nos Estados Unidos da América. Descontando esses efeitos, o lucro consolidado do Grupo teria crescido 5,5% nos primeiros nove meses do ano.
Estes resultados são consequência da estratégia do Grupo de concentrar os negócios em atividades rentáveis. O rácio combinado da MAPFRE apresentou uma redução de 1,5 pontos, chegando a 97,2%, com destaque especial para os excelentes rácios combinados tanto da MAPFRE ESPANHA (93,4%) como da MAPFRE BRASIL (94,7%) e na região nordeste dos Estados Unidos da América (que representa 74% dos prémios desse país), com 95,2%.
No final dos primeiros nove meses deste ano, os ativos totais alcançaram 68.560 milhões de euros, com um crescimento de 8% desde o encerramento do exercício de 2015, de forma que os fundos próprios registaram um aumento de 585 milhões (+6,8%), chegando a 9.158 milhões de euros, graças à gestão estratégica dos investimentos. Por sua vez, nos primeiros nove meses, a economia administrada registou um aumento de 6%, alcançando 38.718 milhões de euros, impulsionada pelo negócio de vida adquirido em Portugal pelo Bankinter Vida e pela evolução positiva dos fundos de investimento, entre outros fatores.
O Conselho de Administração da MAPFRE aprovou um dividendo intermédio correspondente aos resultados do exercício de 2016. Os acionistas receberão 6 cêntimos de euro por ação, portanto, este ano, receberão um total de 13 cêntimos de euro por ação, destinando um total de 400 milhões de euros em retribuições aos seus acionistas.

Mapfre obtém certificação em Gestão Ambiental (ISO 14001)

A MAPFRE obteve para o seu edifício sede em Lisboa, a certificação em gestão ambiental (ISO 14001), norma reconhecida a nível nacional e internacional atribuída pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER), garantindo a implementação e cumprimento de normas ambientais de referência.

Com esta acreditação está concluída a certificação das principais sedes da MAPFRE da área Regional Ibéria, dando mais um passo no sentido de controlar e minimizar a pegada ambiental da empresa através da prevenção da poluição, conservação do meio ambiente, preservação da biodiversidade, promoção da poupança, eficiência energética e gestão das mudanças climáticas.

Além desta acreditação, a MAPFRE integrou em dezembro o grupo de empresas que assinaram o “Paris Pledge for Action”, iniciativa no âmbito da Cimeira do Clima de Paris (COP21) que tem como objetivo proteger o planeta das alterações climáticas e que estabelece um compromisso empresarial para limitar o aumento da temperatura até 2ºC acima da existente na época pré-industrial.

O documento reconhece que as alterações climáticas são uma ameaça para as gerações atuais e futuras, pelo que a implementação de medidas para a redução das emissões de carbono contribuirá para reduzir os riscos atuais, bem como para um crescimento melhor e para o desenvolvimento sustentável.

O Grupo MAPFRE é ainda signatário da “Declaração das Nações Unidas para o apoio à redução do risco de desastres”, que promove a definição de estratégias e mecanismos para o desenvolvimento de comunidades e economias sustentáveis e resilientes.