Acha que é mais esperto do que o seu animal de estimação? O ODISSEIA tira as teimas

“O seu animal de estimação é mais esperto do que você?” é uma série documental divertida e bem humorada que o Odisseia estreia segunda-feira, dia 10 de julho, às 18h30 e que testa a presunção de que os humanos são a espécie mais inteligente do planeta.

Nesta série de duas partes, os espectadores vão assistir a diversas provas de memória, habilidade, noção de espaço ou orientação que colocarão a par a inteligência humana e a dos animais para perceber quem sairá vencedor.

Durante anos, os seres humanos reclamaram ser os seres mais inteligentes do planeta, mas os biólogos acreditam agora que alguns membros do reino animal são mais inteligentes que alguma vez imaginavamos.

Nesta verdadeira experiência televisiva, repleta de resultados surpreendentes, hilariantes e muitas vezes extraordinários, ficaremos a conhecer pombos com olho para a arte, peixes que desvendam tesouros, ratos com grande sentido de orientação ou cães pisteiros, que, quem sabe, são bem mais inteligentes do que nós.

 

Canal PANDA estreia filme “Barbie Dreamtopia – Festival da Alegria”

O Canal Panda estreia no domingo, dia 25 de junho, às 11h00, o filme “Barbie Dreamtopia – Festival da Alegria”, uma história de sessenta minutos que irá conquistar as crianças em idade pré-escolar e que acompanha Barbie e a sua irmã Chelsea numa viagem por reinos incríveis que só podem ganhar vida na imaginação.

Através da imaginação de Chelsea, a irmã mais nova de Barbie, o filme convida os espectadores a embarcar numa jornada fantástica até à terra dos sonhos, onde irão explorar os deliciosos e encantadores reinos da Vila dos Doces e da Montanha Brilhante e conhecer todos os seus divertidos habitantes.

Quer estejam a procurar uma varinha perdida, a construir um estábulo de alcaçuz, a arranjar uma Fonte de Limonada Super Sónica, a nadar por rios de arco-íris com lindas sereias ou a voar por nuvens de algodão doce com fadas, as viagens de Barbie e Chelsea oferecem múltiplas possibilidades e importantes lições de vida.

 

Porto de recreio de Olhão vai ser requalificado e ampliado

A Docapesca assinou hoje o contrato de concessão da requalificação, modernização e exploração, em regime de serviço público, do porto de recreio de Olhão pelo período de 35 anos à empresa Verbos dos Cais, S.A., com 3,35 milhões de euros de investimento previsto, na presença da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

A atual capacidade do porto (299 lugares) será inicialmente ampliada para 340 lugares, com a instalação de novos postos de amarração para embarcações ou reconfiguração da tipologia hoje existente.

Posteriormente, serão atingidos os 500 postos de amarração com a instalação de mais três a cinco passadiços na zona Nascente, junto ao atual setor da pesca artesanal, e dragagem de fundos em toda a área de concessão.

A área adjacente à doca, para Poente, de acesso ao plano de água e rampa varadouro, será afeta à construção de edifícios para serviços de apoio: serviços administrativos e de apoio náutico, oficinas, restauração e comércio.

Serão disponibilizados os seguintes serviços básicos: receção e despedida de embarcações, sistemas de elevação e transporte de embarcações, fornecimento de combustíveis, vigilância, dragagens de manutenção, sinalização marítima e instalação de rádio, redes de abastecimento de águas potáveis e residuais e de energia elétrica e de combate a incêndios, serviços de limpeza e recolha de resíduos e de primeiros socorros, estacionamento automóvel e instalações sanitárias públicas.

O contrato de concessão hoje assinado resulta de um concurso público que começou a ser preparado em julho de 2016, em estreita cooperação com a câmara municipal, e valorizou os serviços complementares e as medidas de sustentabilidade ambiental que garantam aos utilizadores o acesso às melhores práticas existentes nos portos de recreio europeus de referência.

Salienta-se que o concurso foi inicialmente aberto em 2009 e desde então, quer porque foram detetados problemas legais quer devido ao longo processo de extinção do ex-IPTM, não tinha tido quaisquer desenvolvimentos.

Ministra do Mar destaca medidas recentes do Governo

A ministra do Mar destacou as medidas mais recentes do Governo no âmbito da náutica de recreio, nomeadamente, a criação da Comissão Instaladora dos Portos do Algarve e a aprovação em Conselho de Ministros da proposta de lei que prevê a transferência para os municípios das competências em matéria de náutica de recreio e frentes ribeirinhas, sempre que manifestem essa pretensão.

Ana Paula Vitorino referiu ainda a nova legislação da náutica de recreio, visando a simplificação e agilização de procedimentos com o mesmo grau de segurança.

A nível nacional, o agrupamento “recreio, desporto, cultura e turismo” representa 35,5% do valor acrescentado bruto (VAB) nacional do Mar, sendo ainda mais relevante no Algarve, estimando-se o seu peso em valores acima dos 50%.
As marinas e portos de recreio contam atualmente no Algarve com 3.891 amarrações, das quais 93,4% são da jurisdição da Docapesca. Este número representa 30% do total nacional. A taxa de ocupação é elevada ao longo do ano (70%).

 

Banco Finantia patrocinou Dia de Portugal em Madrid

O ministro português dos Negócios Estrangeiros, Santos Silva, foi o convidado de honra e orador do jantar que reuniu em Madrid mais de cem elementos do Forum dos Portugueses em Espanha para assinalar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

No encontro, promovido pela subsidiária do Finantia em Espanha (Banco Finantia Sofinloc), Santos Silva fez uma longa intervenção sobre os principais temas da atualidade portuguesa, a nível interno e externo.

No tradicional jantar participou ainda o embaixador de Portugal em Madrid, Francisco Ribeiro de Menezes.
O Forum dos Portugueses é uma organização sem fins lucrativos que tem o objetivo de servir a comunidade portuguesa residente em Espanha, e sobre tudo em Madrid, e de abrir vias de intercâmbio cultural com o país que nos acolhe.

Com estes dois objectivos, o Forum organiza desde 1995 diferentes tipos de eventos, contribuindo para a aproximação, não só dos portugueses que vivem em Espanha, como dos dois países ibéricos.

 

‘MAPFRE INVISTA’ reforça carteira de seguros de investimento da companhia

 

A seguradora MAPFRE reforça a oferta de seguros de investimento com o MAPFRE Invista, produto que garante uma boa taxa de rentabilidade (no primeiro ano a taxa anual bruta é de 1,75%), permitindo receber os juros no vencimento ou anualmente através de reembolsos parciais programados.

Com uma entrega única de 1.500 €, o MAPFRE Invista foi especialmente pensado para os investidores que procuram taxas garantidas, oferecendo uma alternativa segura de investimento, com uma rentabilidade bruta ao longo do contrato de, no mínimo, 1,30%/ano.

O MAPFRE Invista, com a duração de 8 anos e 2 meses, não tem encargos de subscrição, nem custo de apólice.

Além do recém-criado MAPFRE Invista, a seguradora disponibiliza ainda o MAPFRE Investimento Dinâmico, seguro de investimento que permite ao cliente optar por três fundos com diferentes perfis de risco: “Escolha Prudente”, “Escolha Moderada” e “Escolha Decidida”. Esta oferta foi especialmente pensada para clientes com perfis de investimento e risco diferentes.

 

Selecionados os quatro finalistas ao prémio NOVO BANCO Revelação 2017

Os finalistas da edição de 2017 do prémio NOVO BANCO Revelação já estão escolhidos. O júri, presidido por João Ribas, Diretor Adjunto e Curador Sénior do Museu de Serralves e constituído por Andrea Lissoni, curador de vídeo e fotografia da Tate Modern, em Londres; Alessio Antoniolli, director da Gasworks & TriangleNetwork, Londres; Ricardo Nicolau, adjunto da direção do Museu de Serralves e Filipa Loureiro, curadora do Museu de Serralves, decidiu por unanimidade selecionar os projetos dos artistas Tiago Madaleno, Henrique Loja, Diogo Bolota e Ana Barata Martins como finalistas do prémio.

Será publicado em julho um catálogo que apresenta o trabalho destes quatro finalistas que, além de imagens que documentam os projetos, inclui ainda entrevistas aos artistas conduzidas por Ricardo Nicolau.

Ainda durante o mês de julho, o júri reunirá pela segunda vez, agora com a presença dos quatro artistas selecionados, para a apresentação dos projetos que pretendem desenvolver.

Após esta reunião, o júri decidirá sobre o grande vencedor da edição de 2017 do prémio NOVO BANCO Revelação, a quem será atribuída uma bolsa de produção para que concretize o projeto pelo qual foi inicialmente selecionado. Este projeto será apresentado numa exposição individual, a inaugurar em outubro no Museu de Arte Contemporânea de Serralves.

O prémio NOVO BANCO REVELAÇÃO é uma iniciativa do NOVO BANCO em parceria com a Fundação de Serralves, que já distinguiu 39 artistas e tem como objetivo incentivar a produção e criação artística de jovens talentos portugueses, até 30 anos, tendo por base uma lógica de divulgação, lançamento e apoio a todos os artistas que recorram ao meio da fotografia.

Sobre os projetos dos artistas selecionados

Com o projeto Clepsidra, uma narrativa em forma de performance, Tiago Madaleno propõe-se refletir acerca da relação entre a fotografia e a temporalidade invocando a presença do corpo no processo de produção das imagens. Recorrendo a uma instalação com diversos dispositivos que exploram o uso desviado do vocabulário fotográfico, o projeto questiona as condições de visibilidade da fotografia, nomeadamente os processos utilizados para a produzir e o recurso ao índice como ferramenta de trabalho.

Henrique Loja propõe-se apresentar um conjunto de chapas fotográficas impressas em grande formato, sob o título Aeroponic / Air Works,nas quais irá simular uma ficção, onde a película fotográfica se propaga como um aparelho de monitorização da qualidade do Ar. Neste projeto, o artista trabalha meticulosamente os processos de transposição da imagem entre os meios analógicos e digitais.

Diogo Bolota, com o projeto Relance, convoca o confronto entre objetos, questionando a função habitual destes e a estranheza que resulta da sua fusão com um outro. À semelhança de uma imagem fotográfica, que frequentemente traduz diferentes realidades, nesta junção de objetos criam-se novos sentidos, a partir de um contexto familiar, alterando-se a sua perceção através da criação de pasmo.

Ana Barata Martins trabalha essencialmente com filme ensaístico, fotografia, escultura e texto. Concorreu ao prémio com um projeto onde se propõe explorar os diferentes aspetos estéticos das tipologias do vernáculo arquitetónico contemporâneo português, procurando compreender os seus elementos, composição e influências.

Os quatro artistas finalistas ao Prémio deste ano utilizam o suporte fotográfico para o interrogar nos seus sentidos e possibilidades na arte contemporânea.

 

AMC estreia em exclusivo segunda temporada de “Preacher” em Portugal

Na próxima terça-feira, dia 27 de junho, pelas 22h10, o AMC estreia a segunda temporada em exclusivo do drama sobrenatural “Preacher”, com um episódio duplo. No dia 26 o canal exibe o primeiro episódio em antestreia, no dia seguinte à estreia nos EUA e logo depois da exibição do quarto capítulo da terceira temporada de “Fear The Walking Dead”. Dos criadores de “Breaking Bad” e “The Fast and The Furious”.

A segunda temporada de “Preacher” conta com 13 novos episódios que decorrem no oeste do Texas e que acompanham o pastor Jesse Custer (Dominic Cooper), a sua destemida namorada Tulip (Ruth Negga, nomeada para um Óscar) e o vampiro irlandês Cassidy (Joseph Gilgun) numa viagem de auto-descoberta para encontrar Deus.

Baseada na popular saga de banda desenhada de culto com o mesmo nome, Preacher é uma viagem de adrenalina, cheia de ação e de uma perversidade demente. Quando Jesse Custer, reverendo numa pequena cidade com um passado ligado ao crime, se apercebe que Deus se ausentou do Céu, decide procurá-Lo. Para o apoiar nesta missão estará a instável Tulip, a verdadeira paixão de Jesse, e Cassady, um vampiro irlandês com 119 anos que é o seu melhor amigo. O grupo acaba por ir parar a Nova Orleães, onde terão de evitar os gangues locais, perigosos agentes secretos de fatos brancos, e o Saint of Killers (Santo dos Assassinos), um imparável cowboy assassino vindo do Inferno.

A Sony Pictures Television e os Estúdios AMC co-produziram esta série para televisão, desenvolvida por Rogen e Evan Goldberg (“Sausage Party”, “Neighbors 2”, “Superbad”,) e pelo showrunner Sam Catlin (“Breaking Bad”). A série conta com produção executiva de Catlin, Rogen, Goldberg e James Weaver pela Point Grey Pictures, Nel H.Moritz e Ori Marmur pela Original Film e Vivian Cannon, Jason Netter e Ken F. Levin.

A segunda temporada de “Preacher” é protagonizada por Dominic Cooper, Ruth Negga, Joseph Gilgun, Ian Coletti, Graham McTavish e conta ainda com novos atores no elenco, tais como: Noah Taylor (“Peaky Blinders”, “Game of Thrones”), Pip Torrens (Star Wars: The Force Awakens, My Week with Marilyn), Julie Ann Emery (“Better Call Saul”, “Fargo”), Malcom Barrett (“Dear White People”), Justin Prentice (“13 Reasons Why”, “Awkward”) e Ronald Guttman (“Mozart in the Jungle”, “Mad Men”).

 

Banco Finantia recebe reunião anual do GEB

Os responsáveis dos pequenos e médios bancos da Europa preconizaram no último fim-de-semana em Lisboa que as regras do setor bancário devem ser adaptadas à dimensão das instituições, respeitando o princípio da proporcionalidade.

Este foi um dos temas da reunião anual do GEB-Groupment Europèen de Banques, que este ano se realizou pela primeira vez em Portugal, tendo como anfitrião o Banco Finantia (www.finantia.com), que pertence àquele restrito conjunto de instituições.

O GEB é um grupo europeu de pequenos e médios bancos fundado em 1981, por sugestão da Comissão Europeia, focado na troca de informação da situação financeira e bancária e na situação regulatória.

Atualmente assume-se como um dos principais protagonistas na defesa do principio da proporcionalidade na aplicação da legislação no sector bancário em função da dimensão das diversas instituições.

Além do Banco Finantia, são também membros (um por país) reputadas instituições europeias, incluindo a Banca March (Espanha), Banca Sella (Itália), o Bankhaus Lampe (Alemanha), C. Hoare & Co. (Reino Unido) e o Banque Martin Maurel (França) que recentemente se fundiu com o Rotschild & Co.

Este encontro analisou o posicionamento de cada um dos seus membros face à evolução da União Bancária Europeia, tendo contado com uma apresentação detalhada sobre o tema, do Prof. Manuel Sebastião, membro do Conselho Estratégico Internacional do Banco Finantia.

 

NB smart app ultrapassa os 200.000 clientes frequentes e lidera na satisfação nas Apps Stores

Os Clientes do NOVO BANCO utilizam cada vez mais o seu smartphone na sua relação quotidiana, dando preferência à NB smart app para o acesso e movimentação das suas contas e compra de produtos financeiros.

Recentemente o número de utilizadores frequentes da NB smart app, ultrapassou a marca dos 200.000, com um crescimento de 87% face ao final de 2015 e de 17% desde o início do ano. Sintoma desta crescente preferência é também o facto de, pela primeira vez, os acessos quotidianos dos Clientes particulares através do mobile terem ultrapassado os do homebanking PC, o que se traduz também numa média de 16 acessos por utilizador por mês via NB smart app (mais 8 do que no PC).

Esta forte mudança de comportamento só é possível devido à elevada qualidade da aplicação, que lidera as avaliações dos utilizadores nas lojas de aplicações, nomeadamente quando comparada com as aplicações dos principais bancos do panorama nacional. Na loja de aplicações da Apple, onde estão disponíveis as aplicações para os smartphones iPhone, a NB smart app recolhe uma avaliação média de 4,4 em 5 o que compara com os 3,5 do banco que recolhe a segunda avaliação média mais elevada.

Já na loja Google Play, onde estão disponíveis as aplicações para telemóveis com o sistema Android (Samsung, Huawey, LG, Sony, etc), a avaliação média da NB smart app situa-se nos 4,5, face aos 4,2 recolhidos pelo segundo banco mais bem classificado.

Esta qualidade sustenta-se num trabalho quotidiano de acompanhamento dos Clientes, de análise contínua da sua experiência de utilização, dando resposta imediata e eficaz a qualquer dificuldade manifestada.

Outro aspeto fundamental para esta qualidade percecionada, é a contínua inovação e introdução de melhorias à oferta disponibilizada no canal mobile. Destaque neste contexto para o acesso com impressão digital, disponível tanto para smartphones iPhone como para os de sistema Android, o lançamento de uma oferta de depósitos exclusiva para Clientes da NB smart app, com taxas mais favoráveis do que as disponíveis noutros canais do banco, e ainda opções de facilitação do dia-a-dia, como a certificação de carregamentos e transferências, para tornar mais expedito e simples o processo de submissão de operações.

Nos próximos meses outras soluções e inovações serão progressivamente introduzidas na NB smart app, sempre enfocadas nas necessidades e preferências dos seus Clientes e sempre garantindo uma utilização fácil e agradável, em qualquer local em que os Clientes do NOVO BANCO estejam, de modo a assegurar a sua máxima satisfação.

 

AMC CHEGA À VODAFONE

O AMC, canal de séries e filmes que conquistou o público e a crítica em Portugal, já está disponível na Vodafone, passando a ser distribuído por todos os operadores nacionais.

O acordo estabelecido entre a AMC Networks International Iberia e a VODAFONE garante a presença do canal, reconhecido por reinventar a forma de contar histórias em televisão, nas versões HD e SD, nas posições 103 e 104 respetivamente da grelha da operadora, alargando assim a sua cobertura de clientes de televisão por subscrição em Portugal.

Segundo Eduardo Zulueta, presidente da AMC Networks International Iberia e Latin América, “estamos muito satisfeitos por poder oferecer o nosso canal a todos os assinantes da Vodafone, levando até casa de mais portugueses conteúdos com o selo de qualidade de uma marca pioneira, reconhecida em todo o mundo pela oferta de séries originais e filmes de qualidade que conquistaram não só a crítica, como uma legião de fãs a nível global”.

O canal AMC, presente em 130 países e territórios, é uma marca reconhecida sobretudo pelas produções originais que se tornaram verdadeiros fenómenos mundiais. Desde 2007, ano em que estreou Mad Men, a sua primeira série original, tem desenvolvido um percurso excecional que o posicionou no ranking dos canais mais vistos nos EUA e uma das marcas mais populares e galardoadas em televisão, tendo actualmente 20 séries em exibição no mercado português.

Reconhecido a nível mundial graças às suas ficções de elevado enfoque cinematográfico, o canal conta com algumas das melhores séries de sempre, tais como “Taboo”, “Into the Badlands”, “Fear the Walking Dead” cuja terceira temporada está já confirmada para 5 de junho, ou “Preacher” com a segunda temporada a estrear em Portugal a 27 de junho.

Recentemente, o canal estreou ainda “The Son”, uma série original protagonizada pelo reconhecido ator Pierce Brosnan, baseada no best-seller finalista do Prémio Pulitzer de Philipp Meyer.