Lucros do Banco Finantia ultrapassam 27 milhões em 2015

O Banco Finantia  obteve um lucro líquido consolidado de 27,6 milhões de euros em 2015, mais do dobro dos 11,9 milhões registados no ano anterior, em larga medida graças à expansão das atividades de Private Banking e Corporate & Investment Banking.

De acordo com o relatório do exercício agora divulgado, os custos operacionais situaram-se em 24,8 milhões de euros (€23,0 em 2014), colocando o rácio de eficiência (cost-to-income) em 26%, um dos melhores entre os bancos europeus.

A solidez financeira, medida pelo rácio de capital (CET1) subiu de 18,0% para 22,6% em 2015, um dos mais elevados da banca em Portugal e na Europa.

Ao longo de 2015 o financiamento junto do Banco Central Europeu totalizou 73 milhões de euros, o que evidencia uma significativa redução de 74% em relação ao ano anterior.

Os depósitos de clientes subiram 13% face ao registado em 2014 para um total de €680 milhões, reforçando a estratégia de uma maior diversificação das suas fontes de financiamento.

O enfoque geográfico do Banco Finantia continua a ser Portugal, Espanha, Brasil e países da CEI (Comunidade de Estados Independentes). As suas principais unidades operacionais são um banco em Portugal, um banco em Espanha, broker dealers em Londres e Nova Iorque e um escritório de representação em São Paulo.

Na atividade de Corporate & Investment Banking o Banco Finantia esteve durante 2015 envolvido em importantes transações no mercado Português, destacando-se a assessoria financeira ao Grupo Yildirim na aquisição da Tertir (terminais portuários em Portugal, Espanha e no Peru) à Mota Engil e ao Novo Banco.

Na área de mercados de capitais realizou diversas operações de papel comercial e de empréstimos obrigacionistas para diversos emitentes de base nacional, colocando o Banco Finantia como um dos principais players na distribuição de dívida Corporate portuguesa a nível nacional e internacional.

 

Segunda temporada de ‘Fear the Walking Dead’ no AMC em abril

A segunda temporada de ‘Fear the Walking Dead’ chega em exclusivo ao AMC na madrugada de domingo para segunda-feira (de 10 para 11 de abril), às 02h30, em simultâneo com a estreia nos EUA.  Este primeiro episódio será repetido em prime time na segunda-feira, 11 de abril, às 22h10.

A primeira temporada da série bateu recordes de audiência na sua estreia mundial, posicionando o AMC entre os dez canais mais vistos da noite em mercados-chave da Europa, América Latina, Ásia, África e Médio Oriente. Além disso, ‘Fear the Walking Dead’ tornou-se na estreia mais vista na televisão por cabo nos EUA.

Com produção executiva a cargo de Dave Erickson, Robert Kirkman, Gale Anne Hurd, Greg Nicotero e David Alpert, ‘Fear the Walking Dead’ é protagonizada por Kim Dickens (como Madison), Cliff Curtis (Travis), Frank Dillane (Nick), Alycia Debnam-Carey (Alicia), Ruben Blades (Daniel), Mercedes Mason (Ofelia), Lorenzo James Henrie (Chris) e Colman Domingo (Strand).

A série começou a produção da segunda temporada em dezembro de 2015 nos Baja Studios, na península de Baja, México, lugar onde se produziram algumas das melhores películas dos últimos anos. A primeira temporada terminou quando Madison, Travis e as suas famílias vão para um refúgio com vista para o Oceano Pacífico.

À medida que os distúrbios civis vão aumentando e os mortos tomam o controlo de Los Angeles, Strand avança com os preparativos para escapar com “Abigail”, o seu grande iate amarrado em alto mar.

 

Hollywood reforça liderança na televisão por cabo em 2015

Pelo terceiro ano consecutivo, o Canal Hollywood cresce e assegura a liderança entre os canais da televisão temática em Portugal, em 2015, registando um share médio de 7,3%, de acordo com dados da MMW/Mediamonitor/GFK.

Segundo Paulo Bénard Guedes, diretor de Programação do Canal Hollywood, “2016 marca o ano em que o Canal Hollywood celebra o seu 20º aniversário em Portugal, e para nós é uma alegria entrar nesta data tão especial como líderes de canais de TV por cabo em Portugal. Ao conseguir ser pelo terceiro ano consecutivo o canal mais visto do cabo, o Canal Hollywood reflete a confiança que os portugueses depositam diariamente na sua programação.”

“Este foi um ano de maiores desafios, com uma maior oferta tanto nas plataformas de televisão por cabo como em online e o facto do Canal Hollywood continuar a liderar deixa-nos com a sensação de trabalho bem feito mas com a responsabilidade sempre acrescida de querer mais e melhor. Em 2016 pretendemos continuar a levar a magia do melhor cinema ‘À Hollywood’ a casa dos portugueses, e justificar a preferência como líder de audiências. Obrigado a todos os que diariamente contribuem para isso”, afirma Paulo Bénard Guedes.

No que diz respeito aos canais dedicados à temática de cinema em Portugal, que representam 11,9% do share de audiência cabo médio, o Canal Hollywood conquistou, em 2015, 61% do total de espectadores, muito acima do segundo classificado, com um consumo maioritariamente do género masculino (60,7%) na faixa etária 35-54 anos (37,20%).

“Combate À Hollywood”, “Amor À Hollywood”, “Aventura À Hollywood” ou “Herói À Hollywood”, são algumas das mensagens que serviram de mote para uma campanha nacional que decorreu em outubro e dezembro de 2015 e que realçou a qualidade dos filmes exibidos, onde constam as maiores estrelas de Hollywood e os realizadores mais prestigiados em todos os géneros cinematográficos.

O Canal Hollywood atingiu um recorde de audiência com a emissão do filme “Bad Boys II”, o mais visto de sempre nos canais pagos, que obteve uma audiência média de 256 mil espectadores e um share de 10,5%.

 

“Powers”, a primeira série de ficção da Playstation chega ao MOV

“Powers”, a primeira série de ficção da Playstation Network, baseada nos livros homónimos da Icon Comics, estreia no MOV dia 21 de Março, pelas 21h45 em episódio duplo e retrata um mundo onde seres humanos e super-heróis coexistem.

A primeira temporada da série, composta por dez episódios, exibidos todas as segundas-feiras, às 22h30, acompanha dois detetives, Christian Walker (Sharlto Copely) e Deena Pilgrim (Susan Heyward), que se dedicam a crimes que envolvem pessoas com superpoderes – os powers – e que agora se veem a braços com o surgimento de uma nova droga capaz de os deixar ainda mais poderosos.

Cabe a Deena controlar o espirito irascível de Christian, outrora dotado de super poderes e aprender com ele tudo o que há a saber sobre esse tema.

“Muitos dos Powers são personagens confusos. Só porque têm superpoderes não significa que estão livres das manias e vícios humanos. Eles são uma espécie de rockstars, e muitas vezes falham por causa dos poderes que têm”, refere Susan Heyward.

O elenco conta ainda com Max Fowler (The Killing), como Krispin Stockley, filho do falecido parceiro de Walker; Adam Godley (Breaking Bad, Suits), como o Capitão Cross, chefe do departamento de polícia; Eddie Izzard (The Riches, Hannibal), como Wolfe, ex-mentor de Walker que passou as duas últimas décadas na cadeia, onde seus poderes foram controlados por procedimentos cirúrgicos; Noah Taylor, como Johnny Royalle, um criminoso capaz de aparecer e desaparecer, proprietário do clube Here and Gone; Olesya Rulin, como Calista, uma adolescente acolhida por Walker; Michelle Forbes (The Killing), como Janis, a Retro Girl, líder de uma comunidade que se dedica a ajudar o próximo, mas sem perder de vista a oportunidade de se autopromover; Adam Boyer (Army Wives), como Olympia, um ex-super-herói que agora é viciado em sexo e drogas; e Mickey Cole Jr. como o Levitation Boy, membro do Powers Kidz.

Novo Toughbook Panasonic CF-20

Para profissionais de campo que têm de enfrentar as condições mais extremas, o novo toughbook apresenta-se ainda mais versátil podendo ser utilizado como notebook ou tablet.

O novo toughbook Panasonic CF-20 oferece um novo nível de versatilidade para áreas de actividade em que a mobilidade é fundamental, sendo o primeiro notebook robusto (fully rugged) em que é possível separar fisicamente o seu teclado.

Assim, torna-se possível utilizar este equipamento como um tablet, com ecrã touchscreen de 10.1 polegadas e resolução Full-HD, ou em alternativa como um notebook tradicional, quando há necessidade de um teclado físico para a introdução de dados.

Oferecendo o melhor de ambos os mundos, o toughbook CF-20 pode ser usado de seis modos diferentes, respondendo desta forma a todos os requisitos de qualquer actividade profissional.

Com o seu ecrã touchscreen programável para modo luvas, autonomia até 14 horas, com bateria hot swap e possibilidade de montagem em veículos automóveis, torna-se numa ferramenta profissional sem rival.

A Prosonic é a importadora exclusiva em Portugal dos portáteis robustos Panasonic.

 

Canal Panda estreia a primeira adaptação em tecnologia CGI das aventuras de Zorro

Zorro, o incansável justiceiro do velho oeste, é um herói dos tempos modernos em “As Crónicas de Zorro”, a mais recente adaptação das aventuras deste ícone criado em 1919 por Johnston McCulley, com estreia inédita em Portugal marcada para dia 12 de Março, às 13h00, no Canal Panda.

“As Crónicas de Zorro”, a primeira adaptação em tecnologia CGI deste personagem icónico, leva a todas as crianças portuguesas as aventuras deste herói mascarado, agora com um novo visual, maior qualidade e realismo da animação.

Esta série de animação e comédia acompanha um Don Diego adolescente, que enfrenta o maior desafio da sua vida: lutar pela justiça contra inúmeros tiranos sem escrúpulos e bem armados! É o nascimento do herói mascarado mais famoso do mundo, conhecido por ajudar os oprimidos e castigar os criminosos, deixando sempre a sua imagem de marca, um Z, habilmente feito com a espada.

Motivado pelo amor à justiça e à liberdade, o Zorro terá como missão derrotar os seus inimigos sem usar violência, ridicularizando as suas características mais lamentáveis.

Ao longo de 26 episódios de 22 minutos, o Canal Panda remonta aos primórdios, pois foca-se nas qualidades originais de Zorro. Com os planos dos vilões e os truques e piadas acutilantes de Zorro – para não falar das suas lutas espetaculares – estão garantidos todos os ingredientes para uma aventura televisiva inesquecível!

“As Crónicas de Zorro” garantem episódios repletos de ação e aventuras inesquecíveis, garantindo a oportunidade de ver Zorro em ação acompanhado pela sua irmã gémea Inês e pelo fiel amigo Bernando.

 

MAPFRE reconhecida como melhor seguradora de vida pelo segundo ano consecutivo

A MAPFRE foi distinguida como a Melhor Seguradora de Vida do mercado português pelo segundo ano consecutivo, durante o jantar de gala anual da revista Exame, onde foram atribuídos os Prémios “500 Maiores e Melhores” e “Banca & Seguros”.

Este prémio reconhece o desempenho da MAPFRE em 2014, na categoria “Melhor Média ou Pequena Seguradora Vida”, mediante a análise comparativa dos indicadores de performance financeira de todas as seguradoras do mercado português.

A distinção chega no momento em que a seguradora fortalece o seu posicionamento no mercado nacional e depois da MAPFRE e a Bankinter chegarem a acordo para adquirir a carteira do Barclays Vida e Pensões.

Desde 2010, o negócio de Vida da MAPFRE Portugal cresceu 60%. Em 2014 registou um aumento de 21,2% comparativamente com o ano anterior, sendo que o mercado português se situou nos 12%. A MAPFRE duplicou ainda o seu lucro líquido e melhorou o rácio de solvência.

Os prémios ”Banca & Seguros” e “500 Maiores e Melhores Empresas”, já com 26 edições, nasceram de uma parceria da revista Exame com a Informa D&B e Deloitte.

 

Prebuild assina contratos para empreendimentos habitacionais na Argélia

O grupo português Prebuild inicia em março a construção de dois edifícios de 86 apartamentos na turística cidade argelina de Orã, na costa mediterrânica, concretizando o primeiro dos dois contratos já firmados para 2016 e cujo valor global ascende a 125 milhões de euros.

Esta primeira obra, estimada em 15 milhões de euros, está a cargo da empresa mista luso argelina Prebuild Algerie SARL e consiste em dois edifícios de 17 pisos num total de 30 mil metros quadrados de área de construção.

Ainda em 2016 deverá iniciar-se igualmente a construção de outro empreendimento habitacional, desta vez na cidade de Bouira, situada a 140 km da capital Argel, decorrendo neste momento a fase de montagem da operação local de financiamento a cargo do promotor imobiliário argelino.

De conceção igualmente portuguesa, o projeto inclui seis blocos de 15 pisos cada, num total de 70.245 mil metros quadrados de área construtiva, compreendendo 512 apartamentos, 74 espaços de comércio e escritórios, uma escola com mais de dois mil metros quadrados de área e ainda 60 lugares de estacionamento exterior, num contrato de 110 milhões de euros.
Em ambos os casos o prazo de execução das obras é de 24 meses.

Estas obras marcam o regresso da Prebuild ao setor da construção na Argélia, depois da suspensão dos trabalhos previstos no mega contrato de construção de 75 mil fogos de habitação social em Blida, estabelecido em fevereiro de 2013.

 

Canal Hollywood leva fãs à cidade dos Óscares

As votações para a 5ª edição do passatempo “Canal Hollywood Viewer’s Choice – Palpites dos Óscares 2016” estão oficialmente abertas. Até 27 de fevereiro, o Canal Hollywood, líder entre os canais da televisão temática em Portugal, convida os espectadores a votar naqueles que, na sua opinião, serão os grandes vencedores da 88.ª edição dos Óscares, que irá decorrer no dia 28 de fevereiro, no Dolby Theatre, em Los Angeles.

Chris Rock será o anfitrião dos maiores prémios da indústria do cinema, numa noite que irá ditar também os vencedores do “Canal Hollywood Viewer’s Choice – Palpites dos Óscares 2016”, uma iniciativa que convida os espectadores a antecipar os grandes premiados deste ano, garantindo ao mais certeiro uma viagem inesquecível à “Meca do Cinema”.

Depois de ter conquistado cerca de 10.000 participações na última edição, o Canal Hollywood volta a desafiar os portugueses a revelar as suas preferências através do microsite http://oscars.canalhollywood.pt, da página de facebook www.facebook.com/canalhollywoodportugal ou através do site do canal www.canalhollywood.pt, até 27 de fevereiro.

Através destas plataformas, os participantes podem consultar a lista de filmes nomeados e escolher os que consideram que irão ganhar nas diferentes categorias a concurso. Este ano, pela primeira vez, a página do passatempo permite ainda que os participantes se divirtam com os jogos temáticos disponíveis, permitindo que acumulem pontos que servirão para definir o vencedor em caso de empate.

O primeiro classificado, que será a pessoa que acertar em mais categorias vencedoras, ganha uma viagem de sonho a Los Angeles, com estadia durante cinco noites para duas pessoas na grande cidade dos óscares, uma visita premium aos mais enigmáticos pontos da cidade e entradas para o Universal Studios. Os restantes participantes, até ao décimo classificado, são igualmente premiados com diversos prémios tais como: uma TV de 40’, merchandising exclusivo do canal e Pacotes de Cinema gratuito nos Cinemas NOS válido por um ano.

The Revenant – O Renascido, de Alejandro G. Iñárritu, com Leonardo DiCaprio e Tom Hardy, lidera com 12 nomeações, entre as quais a para o Óscar de Melhor Filme, Realizador, Ator Principal (DiCaprio) e Secundário (Hardy). A seguir vem Mad Max: Estrada da Fúria, de George Millher, com 10 nomeações em categorias como Melhor Filme e Melhor Realizador.

A 5ª edição do passatempo “Canal Hollywood Viewer’s Choice – Palpites dos Óscares 2016”, conta com o apoio da Rádio Comercial. Luzes, câmara, ação: que comecem as votações!

 

Fundação MAPFRE investe 150 mil euros para premiar acções de responsabilidade social

Pelo oitavo ano consecutivo, a Fundação MAPFRE abre candidaturas para os Prémios Fundação MAPFRE, uma iniciativa de âmbito mundial com o objetivo de premiar pessoas e instituições que desenvolveram ações em benefício da sociedade no âmbito científico, cultural e social.

O projeto contempla a atribuição de cinco prémios, no valor de 30 mil euros cada, integrando o “Prémio por toda uma Vida Profissional (José Manuel Martínez)” que reconhece uma personalidade com um percurso profissional exemplar ao serviço da sociedade; o “Prémio à Melhor Iniciativa em Promoção da Saúde”, o “Prémio à Melhor Iniciativa em Ação Social”, o “Prémio à Melhor Iniciativa em Prevenção e Segurança Rodoviária” e o “Prémio Internacional de Seguros (Julio Castelo Matrán)”, que surge pela primeira vez na edição deste ano, com o fim de reconhecer contributos para a inovação em matérias relacionadas com seguros.

As candidaturas por correio normal estão abertas até dia 1 de março, através de um formulário disponível em www.fundacionmapfre.org, sendo que poderão ser feitas exclusivamente online até ao dia 31 de janeiro.

Além destes prémios, a Fundação MAPFRE desenvolve vários programas de atribuição de bolsas de formação a projetos na área da saúde, ambiente e prevenção que, no total, representam um investimento de mais de um milhão de euros.

Até ao momento, já premiou várias entidades portuguesas através da atribuição de bolsas, como a Universidade do Minho (projeto “E2PA – Ergonomia em Equipamentos de Proteção Auditiva”, em 2009), a Direção-Geral da Saúde (no âmbito da Formação Especializada para a Saúde, em 2012), e em 2014, Joaquim Oliveira, investigador do Grupo de investigação 3B´s da Universidade do Minho. Esta distinção reconheceu o projeto científico mais importante a nível europeu na área do tratamento de lesões osteocondrais e de prevenção da progressão da artrose.

Desde 1985, a Fundação MAPFRE já concedeu milhares de bolsas, prémios e ajudas a profissionais de todo o mundo, tendo vindo a aumentar a sua atuação em Portugal, centrando-se no intercâmbio de conhecimentos técnicos e científicos entre profissionais espanhóis e portugueses.