Exposição “Ariadne”, de Elizabeth Almeida, inaugura a 10 de novembro

A exposição “Ariadne”, de Elizabeth Almeida, vai estar patente na Galeria de Arte do Convento Espírito Santo, em Loulé, de 10 de novembro a 30 de dezembro, com a chancela da UNESCO e do Ano Internacional da Luz, tendo o apoio mecenático da Fundação Millennium BCP.

Ariadne, personagem da mitologia Greco/Romana, filha de Minos e Pasífae, conhecida como a “Senhora do Labirinto” e também pelo seu célebre fio designado como o Fio de Ariadne, tinha a seu cargo a guarda e comando do Labirinto, lugar onde eram feitos os sacrifícios em homenagem a Neptuno. As pessoas imoladas eram abandonadas à sua sorte, e devoradas lentamente por um monstro que lá habitava.

“Sob esta analogia, e apesar do Labirinto representar a confusão, a repetição, um quebra-cabeças ou um dilema ético, que lentamente devora o indivíduo, o fio e neste caso o de Ariadne, simboliza a capacidade de localizar todas as possíveis soluções para um problema” – explica Elizabeth Almeida.

“A lógica serve-se de fios de Ariadne num Labirinto de pensamentos quase ilógicos e às vezes contraditórios e repetitivos, onde muitas vezes reina o medo, o engano e a ilusão”, acrescenta a artista.

A inauguração é a 10 de novembro, às 18h00, e inclui uma degustação de pescado nacional promovida pela Docapesca.

A exposição pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 9h30 às 17h30, e aos sábados, das 9h30 às 16h00, com entrada livre.

Nota sobre Elizabeth Almeida

Elizabeth Almeida, natural de Montreal, Canadá, é licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa (1996). Exerce atividade enquanto artista plástica, cenógrafa, diretora de arte e designer.
Em 2015, foi artista convidada pela UNESCO para a criação do prémio em homenagem ao professor Mariano Gago para o Dia Mundial da Ciência.

As suas exposições “Purificação”, “Neptuno”, “Orion”, assim como a presente “Ariadne”, foram reconhecidas e apoiadas pela UNESCO com a chancela do Ano Internacional da Luz.

O seu percurso artístico passa por diversas galerias e monumentos nacionais, tendo em 1995 conquistado o 2º Prémio na Traiettorie Sonore de Musica Contaminatta, na área de Musica e Artes visuais – Como, Itália.

 

NOVO BANCO lança leilões online de depósitos a prazo com taxa especial dia mundial da poupança

Hoje, dia 31 de outubro, é Dia Mundial da Poupança. E se é de Poupança que falamos o NOVO BANCO celebra este dia com o lançamento dos Leilões online, um produto exclusivo para os utilizadores do homebanking do NOVO BANCO, sendo possível arrematar depósitos a prazo com taxas verdadeiramente atrativas.

Para o dia Mundial da Poupança, por exemplo, vai poder esperar por uma taxa de que não está à espera: os depósitos podem chegar a uma taxa máxima de 5%.

E o que é preciso fazer? Simples. O cliente entra no NBnet e, no menu Poupança e Investimento, vê se há leilões ativos. É aqui que vai encontrar toda a informação que precisa sobre o leilão em curso e acompanhar em tempo real a sua evolução. Depois… é só licitar: nos leilões normais, o montante e a taxa que pretende, e nos leilões de taxa fixa, o montante que quer ver remunerado com aquela taxa.

 

Volvo Ocean Race: Maior regata oceânica do mundo chega a Lisboa na edição 2017-2018

A equipa MAPFRE vai novamente vai participar na Volvo Ocean Race, a principal regata de volta ao mundo, que tem início a 22 de outubro de 2017, em Alicante, e termina em Haia, no fim de junho de 2018. A primeira etapa termina em Lisboa no início de novembro próximo.

O barco “Volvo Ocean 65 MAPFRE” estreia-se a 14 de outubro em Alicante, na primeira regata costeira da edição. No dia 22 de outubro os barcos partem para a primeira prova, em Alicante, rumo a Lisboa, que este ano é a primeira paragem da prova. A partir daí, as etapas seguintes serão, por esta ordem: Cidade do Cabo (África do Sul), Melbourne (Austrália), Hong Kong, Guangzhou (China), Auckland (Nova Zelândia), Itajaí (Brasil), Newport (EUA), Cardiff (Reino Unido), Gotemburgo (Suécia) e Haia (Holanda), onde terminará no final de junho de 2018.

A Mapfre dá assim continuidade a um patrocínio que teve início em 2011-2012 e continuou na edição da regata em 2014-2015, num projeto que é um verdadeiro reflexo dos valores que fazem parte do seu ADN e que permitiram a este grupo segurador, em pouco mais de duas décadas, deixar de ser uma seguradora nacional para se tornar numa multinacional com presença em mais de 100 países, em todos os continentes, um dos 10 maiores grupos europeus por volume de prémios e com mais de 37 milhões de clientes em todo o mundo.

O apoio da Mapfre ao desporto náutico tem sido constante nos últimos anos. Além da Volvo Ocean Race, esteve ainda presente na Barcelona World Race 2010-2011, na Rota do Descobrimento de Colón, na Copa del Rey MAPFRE, entre outros.

A trajetória de patrocínios desportivos a nível mundial é muito ampla: desde o patrocínio que se mantém ao tenista Rafael Nadal, ao automobilismo, com o patrocínio da equipa da Fórmula 1 da Renault na temporada 2017.

 

“Safari, O Livro da Selva” estreia no Canal Panda em 1 de novembro

A série de animação “Safari, O Livro da Selva” estreia no Canal Panda no feriado de 1 de novembro, às 18h30, combinando animação com maravilhosas imagens reais da vida selvagem em 26 episódios de 12 minutos que serão exibidos de segunda a sexta-feira, às 18h30.

Exibida em mais de 160 países, esta série baseada no livro original de Rudyard Kipling combina técnicas de animação 3D CGI para mostrar aos mais pequenos os perigos que se escondem no interior da selva indiana onde vive o curioso Mogli e os seus amigos.

Os criadores de “Safari, o Livro da Selva” usaram a mais recente tecnologia para misturar cenários e personagens concebidos em computador com imagens reais de animais selvagens, concebendo um formato especialmente indicado para crianças entre os 6 e os 10 anos.

Em cada episódio, o personagem animado Mogli e os seus amigos abordam um dos seus tópicos favoritos, os animais, articulando as suas interações com pequenos clips de “Factos Divertidos” que dão um importante contributo educacional e de entretenimento para a série.

 

NOVO BANCO disponibiliza até 400M€ em nova linha de crédito FEI de apoio às PME inovadoras

O NOVO BANCO disponibiliza uma nova linha de crédito no valor de até 400 milhões de euros destinada a Micro, Pequenas e Médias Empresas(PME), e ainda empresas de maior dimensão empregando no máximo até 499 trabalhadores.

Esta linha, que resulta do acordo celebrado com o Fundo Europeu de Investimento (FEI), beneficia do apoio financeiro da União Europeia no âmbito dos Instrumentos Financeiros do Programa «Horizonte 2020» e do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE), criados no quadro do Plano de Investimento para a Europa. O FEIE visa apoiar o financiamento de investimentos produtivos na União Europeia e assegurar um maior acesso a fontes de financiamento.

Esta nova linha destina-se especificamente a empresas que pretendam financiamento para apoiar as suas atividades ou projetos de investigação, desenvolvimento e inovação, até um máximo de 7.5 milhões de euros, e conta com uma cobertura do FEI para 50% do risco de crédito subjacente, sendo por isso muito relevante no apoio aos projetos aprovados nos sistemas de incentivos à inovação produtiva e qualificação de PME no âmbito do Portugal 2020.
Com esta nova linha, o NOVO BANCO reforça a sua posição de liderança entre os bancos portugueses no acesso a apoios do FEI destinados ao financiamento da economia Portuguesa, alcançando um valor acumulado de até 1.060 milhões de euros.

Este instrumento reveste-se de particular importância para o NOVO BANCO porque permite o acesso das PME portuguesas a condições de financiamento mais favoráveis, promovendo assim a criação de emprego e o crescimento da economia, e dando continuidade à estratégia prosseguida pelo NOVO BANCO de permanente apoio ao tecido empresarial Português.

Trata-se da quarta transação do mesmo tipo assinadaentre o NOVO BANCO e o FEI, depois do sucesso alcançado com o lançamento da linha “Risk Sharing Finance Facility” em outubro de 2013 e das duas linhas “InnovFin SME Guarantee Facility” em julho de 2015 e dezembro de 2016, através das quais o NOVO BANCO facultou 660 milhões de Euros de financiamento a mais de 500 empresas inovadoras suas clientes.

 

BANCO FINANTIA em 1º lugar em solidez financeira e eficiência em Portugal – The Banker

O Banco Finantia foi considerado o mais sólido financeiramente (finantial soundness) e o mais eficiente (cost-to-income) entre os oito principais bancos a operar em Portugal, de acordo com o Ranking 2017 “Top 250 EU Banks” elaborado pela prestigiada revista britânica The Banker.

De acordo com o mesmo ranking dos 250 principais bancos da União Europeia, elaborado com dados a 31 de Dezembro de 2016, o Finantia ocupa o quinto lugar em solidez financeira e o sexto em eficiência, melhorando os indicadores de desempenho do ano anterior.

Em termos europeus, é a 4ª vez consecutiva que o Banco Finantia está entre os 20 bancos mais sólidos e eficientes. No ranking de 2017 o Banco Finantia conseguiu melhorar ainda mais a sua performance, encontrando-se atualmente entre os Top 10.

O estudo/ranking efetuado pela The Banker assentou em critérios objetivos, tendo sido utilizados vários indicadores: Dimensão, Solidez Financeira e Rentabilidade.

Fundada em 1926, a The Banker, do grupo Financial Times, é a mais importante publicação do setor financeiro, com uma distribuição alargada a mais de 180 países, sendo 60% dos seus leitores composto por CEO’s e CFO’s das respetivas organizações.

 

Canal Hollywood estreia filmes sobre a II Guerra Mundial

Os realizadores Edward Zwick e Spike Lee chegam ao Canal Hollywood para a “Dupla Grandes Guerras”, dois filmes épicos sobre a II Guerra Mundial, para ver nos serões de domingo e segunda-feira, dias 22 e 23 de outubro.

Baseado numa extraordinária história verídica, “Resistentes” é um filme sobre família, honra, vingança e salvação, durante a II Guerra Mundial, escrito, produzido e dirigido por Edward Zwick, que o Canal Hollywood estreia domingo, dia 22 de outubro, às 22h00.

Daniel Craig, Liev Schreiber e Jamie Bell interpretam o papel de três irmãos que, de uma luta pela sobrevivência, evoluem para algo com consequências bem mais amplas – vingar a morte dos seus entes queridos salvando milhares de outros.

“O Milagre em Sant’Anna” com estreia marcada segunda-feira, dia 23 de outubro, às 21h30, é um épico sobre a honra, a amizade e o racismo, realizado por Spike Lee, que retrata a história de quatro soldados negros da 92ª Divisão Buffalo Soldires, cercados numa pequena cidade italiana durante a Segunda Grande Guerra.

Adaptado do romance de James McBride que é também responsável pelo argumento, “O Milagre em Sant’Anna” é um filme em “flashback” sobre Train, Bishop, Stamps e Hector (Omar Benson Miller, Michael Ealy, Derek Luke e Laz Alondo), encurralados dentro das linhas inimigas e separados da sua unidade, quando um dos soldados arrisca a vida para salvar uma criança.

 

Retoma dos trabalhos de reabilitação da muralha da doca de recreio de Faro

A Docapesca – Portos e Lotas, SA retomou os trabalhos de reabilitação e revestimento da muralha da doca de recreio de Faro, num investimento de 93 mil euros e cuja conclusão está prevista para o final de janeiro.

Esta segunda fase consiste da reabilitação da muralha de suporte nascente, compreendida entre o Hotel Eva e o quartel dos Bombeiros Voluntários de Faro. A obra teve início em 25 de setembro com a montagem do respetivo estaleiro.

A intervenção abrange a remoção das pedras de revestimento da muralha, com o comprimento total de 260 metros, e a execução de um novo revestimento em betão reforçado com fibras estruturais, com a estereotomia do revestimento existente. Os trabalhos serão executados à maré com recurso a plataforma elevatória do tipo bailéu.

Refira-se que a primeira fase da intervenção, dedicada à reposição das condições que resultaram da abertura de uma fissura na muralha de suporte, foi concluída em 30 de junho.

A interrupção dos trabalhos, decidida em estreita articulação com a Câmara Municipal de Faro, Ginásio Clube Naval de Faro e Capitânia do Porto de Faro, teve como principal objetivo minimizar os impactos no local da intervenção durante o período estival.

 

NOVO BANCO conclui com sucesso Operação de LME

O NOVO BANCO vai proceder à compra e reembolso antecipado de 4.743 milhões de euros de obrigações, representando 57% do valor nominal das obrigações objeto da oferta, pelo montante global de 1.988 milhões de euros nos termos da oferta de aquisição e de solicitação de consentimento concluído a 2 de outubro.

A transação vai permitir o cumprimento dos objetivos de aumento de capital próprio (Core Tier 1) e ganhos equivalentes, incluindo poupança de juros, num valor acima de 500 milhões de euros.

O sucesso obtido ficou a dever-se ao facto de a oferta ter permitido a compra e reembolso de obrigações representativas de 73% do valor contabilístico.

A data da liquidação está agendada para hoje 4 de outubro de 2017.

A concretização da venda do NOVO BANCO à Lone Star deverá ocorrer logo após a autorização formal da Comissão Europeia.

 

Obrigacionistas aprovaram proposta de reembolso antecipado

Realizaram-se hoje, em Londres, as assembleias gerais das 12 séries de obrigações que em 8 de setembro não obtiveram suficiente quórum constitutivo. As assembleias gerais de hoje reuniram com um quórum mínimo de 1/3 das obrigações existentes para votar o reembolso antecipado nos termos propostos pelo NOVO BANCO.

Em 7 das 12 assembleias gerais, os obrigacionistas aprovaram a proposta por uma maioria mínima de 75%. Conclui-se assim, com a aprovação em 16 séries, o processo de votação para o reembolso antecipado das obrigações, totalizando o reembolso de 4.075 milhões de euros a valor nominal.

Permanecem em aberto as restantes 20 séries, nas quais os obrigacionistas podem decidir até 2 de outubro a aceitação dos termos da oferta. O NOVO BANCO já possui ordens irrevogáveis nestas séries com um valor agregado de ordens processadas de 4.604 milhões de euros, correspondentes a 73,4% do objetivo.