NOVO BANCO celebra protocolo com Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

O NOVO BANCO celebrou hoje um protocolo de colaboração com a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) que consiste na cedência da Biblioteca de Estudos Humanísticos à FLUL, uma das mais relevantes bibliotecas especializada nos temas do Humanismo Renascentista a nível internacional, propriedade do NOVO BANCO.

A Biblioteca de Estudos Humanísticos reúne um acervo bibliográfico constituído por cerca de 9700 volumes, com exemplares únicos e raros de Livro Antigo, manuscritos do século XVI e textos fundamentais na História do pensamento ocidental.

A partir de dia 1 de outubro de 2017 o acervo completo da extraordinária Biblioteca de Estudos Humanísticos de Pina Martins será alvo de estudo e disponibilidade na Biblioteca da Faculdade.

A promoção, valorização científica e partilha com o público em geral desta rara Biblioteca que faz parte do património cultural nacional foram os principais argumento para a realização deste protocolo entre o NOVO BANCO e a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Em concreto, a Faculdade de Letras considera que, por um lado, o âmbito e os resultados da investigação científica na FLUL poderão ser potenciados e valorizados pelo acesso de investigadores especializados à “Biblioteca de Estudos Humanísticos” (reunida pelo Professor José Vitorino de Pina Martins), e por outro lado, que o apoio científico de especialistas da Faculdade e as atividades e projetos de natureza científica desenvolvidos com base no acesso à biblioteca, se traduzem no acrescento de valor científico à mesma.

Por parte do NOVO BANCO, é do seu interesse dar a conhecer ao público um acervo bibliográfico de que é proprietário, potenciar a sua visibilidade, não só em termos bibliográficos mas, também, à luz da sua constituição como biblioteca particular, assim como no apoio à pesquisa científica, valorizando-o cultural e socialmente.

 

Publicado em NOVO BANCO.