MAPFRE sobe ao 5º lugar no ranking das seguradoras europeias

A MAPFRE ultrapassou a seguradora alemã Talanx e ascendeu ao quinto lugar no ranking das maiores seguradoras europeias no ramo Não Vida com um volume de negócios de 17 700 milhões de euros. Em Portugal o volume global de negócios ultrapassou os 289 milhões de euros em 2016, mais 193% que no ano anterior.

De acordo com o novo CEO da MAPFRE em Portugal, Luis Anula, o resultado líquido no mercado português foi superior a 9,2 milhões de euros no conjunto das três sociedades do grupo (MAPFRE-Seguros Gerais, MAPFRE-Seguros de Vida e Bankinter Vida).

A parceria estabelecida com o Bankinter para o ramo Vida teve um forte contributo para estes resultados, pretendendo a MAPFRE reforçar o crescimento em Portugal, nomeadamente através de novas ferramentas de negócio que se prepara para lançar e de uma rede própria de distribuição, que deverá passar as atuais 79 para 125 lojas até 2020.

O setor das empresas representava, no início de 2017, 43% do volume de negócios.

De acordo com um estudo e ranking europeu, agora publicado pela Fundação MAPFRE, o segmento Não Vida teve um desempenho melhor que o de Vida, devido a uma contração do seguro de vida nos mercados avançados, que não tinha sido totalmente compensada pelo rápido crescimento dos países emergentes, em especial a China.

Neste segmento de mercado, os 15 principais grupos seguradores europeus emitiram 250 mil milhões de euros em prémios de seguros Não Vida, um valor idêntico ao do ano anterior.

Apesar da depreciação da libra e das moedas latino-americanas face ao euro, o resultado líquido agregado dos 15 maiores grupos seguradores europeus aumentou 6,4% em 2016 em relação ao exercício anterior, ascendendo a 30,1 mil milhões de euros.

Em julho de 2017 terminou o prazo para a publicação do primeiro Relatório sobre a Situação Financeira e Solvência da União Europeia, o qual evidenciou uma situação equilibrada em todos os 15 grupos seguradores, apresentando sete deles fundos próprios com o dobro do capital de solvência obrigatório.

 

Publicado em MAPFRE.