Docapesca melhora redes de água e de energia elétrica das pontes-cais do porto de pesca do rio Arade

A Docapesca vai reabilitar as redes de água e de energia elétrica das duas pontes-cais do porto de pesca do rio Arade. O concurso público será lançado no curto prazo com um preço base de 120 mil euros. Este investimento vai permitir o acesso a água e energia elétrica das embarcações de pesca que utilizam as pontes-cais para atracagem e estacionamento, criando melhores condições para o desempenho da sua atividade com elevados padrões de higiene e segurança alimentar.

O anúncio foi feito esta manhã, em Portimão, numa cerimónia presidida pela ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e que incluiu também a assinatura do contrato para a reabilitação de escadas e defensas nos portos de pesca de Portimão, Lagos e de Sagres.

No que diz respeito à rede de água, o objetivo será substituir as tubagens e respetivos acessórios por materiais em polietileno de alta densidade e pressão nominal para transporte e abastecimento de água potável. Será executada uma estrutura em betão armado para instalação de uma bateria de contadores com electroválvulas e válvulas de seccionamento de esfera.

Relativamente à rede de energia elétrica, está previsto o fornecimento e montagem de novos armários de distribuição de energia e de iluminação e novos ramais de alimentação da rede, assim como novas colunas de iluminação, equipadas com luminárias baseadas em tecnologia LED.

O projeto tem ainda uma componente de engenharia de automação que vai permitir a monitorização remota dos consumos de água e de energia elétrica e, quando necessário, se atue sobre estes mecanismos a partir de um sistema de controlo central.

Pretende-se que a perspetiva inovadora deste projeto, diretamente associada à sua componente de automação, dê um forte contributo para uma utilização mais eficiente de recursos nos portos de pesca, contribuindo assim para a sustentabilidade ambiental, económica e social deste setor de atividade.

No final da manhã, já em Olhão, a ministra do Mar homologou o protocolo entre a Docapesca e a Câmara Municipal, com vista à reabilitação das três rampas de abastecimento às ilhas.

 

Publicado em DOCAPESCA.