Banco Finantia recebe reunião anual do GEB

Os responsáveis dos pequenos e médios bancos da Europa preconizaram no último fim-de-semana em Lisboa que as regras do setor bancário devem ser adaptadas à dimensão das instituições, respeitando o princípio da proporcionalidade.

Este foi um dos temas da reunião anual do GEB-Groupment Europèen de Banques, que este ano se realizou pela primeira vez em Portugal, tendo como anfitrião o Banco Finantia (www.finantia.com), que pertence àquele restrito conjunto de instituições.

O GEB é um grupo europeu de pequenos e médios bancos fundado em 1981, por sugestão da Comissão Europeia, focado na troca de informação da situação financeira e bancária e na situação regulatória.

Atualmente assume-se como um dos principais protagonistas na defesa do principio da proporcionalidade na aplicação da legislação no sector bancário em função da dimensão das diversas instituições.

Além do Banco Finantia, são também membros (um por país) reputadas instituições europeias, incluindo a Banca March (Espanha), Banca Sella (Itália), o Bankhaus Lampe (Alemanha), C. Hoare & Co. (Reino Unido) e o Banque Martin Maurel (França) que recentemente se fundiu com o Rotschild & Co.

Este encontro analisou o posicionamento de cada um dos seus membros face à evolução da União Bancária Europeia, tendo contado com uma apresentação detalhada sobre o tema, do Prof. Manuel Sebastião, membro do Conselho Estratégico Internacional do Banco Finantia.

 

Publicado em BANCO FINANTIA.