Docapesca promove aulas de culinária gratuitas no concelho de Sesimbra

A Semana Gastronómica do Peixe-Espada Preto realiza-se em Sesimbra de 27 de maio a 4 de junho. A Docapesca associa-se ao evento promovendo um showcooking no Continente de Sesimbra (dia 19, 11h00) e uma aula de culinária no mercado municipal da Quinta do Conde (20 de maio, 10h00).

Ambas as iniciativas são de acesso livre, mas a aula de 20 de maio, no mercado municipal da Quinta do Conde, implica inscrição prévia até ao dia 18 por telefone (212 288 714) ou mail (pescas.ruralidade@cm-sesimbra.pt).

O peixe-espada preto é uma das espécies mais importantes para a pesca local e uma referência na gastronomia do concelho de Sesimbra. Em 2016, o peixe-espada preto foi a espécie com o maior valor de vendas na lota de Sesimbra, com cerca de 7,1 milhões de euros, representando 30% do total de vendas, tendo sido transacionadas 2.447 toneladas.

A Semana Gastronómica do Peixe-Espada Preto é organizada pela Câmara Municipal de Sesimbra, Junta de Freguesia de Santiago, ArtesanalPesca, Docapesca e Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, para promover a espécie e destacar o papel da pesca como fator de grande relevância social e económica na comunidade sesimbrense.

 

Publicado em DOCAPESCA.