Lucros do Banco Finantia ultrapassam 27 milhões em 2015

O Banco Finantia  obteve um lucro líquido consolidado de 27,6 milhões de euros em 2015, mais do dobro dos 11,9 milhões registados no ano anterior, em larga medida graças à expansão das atividades de Private Banking e Corporate & Investment Banking.

De acordo com o relatório do exercício agora divulgado, os custos operacionais situaram-se em 24,8 milhões de euros (€23,0 em 2014), colocando o rácio de eficiência (cost-to-income) em 26%, um dos melhores entre os bancos europeus.

A solidez financeira, medida pelo rácio de capital (CET1) subiu de 18,0% para 22,6% em 2015, um dos mais elevados da banca em Portugal e na Europa.

Ao longo de 2015 o financiamento junto do Banco Central Europeu totalizou 73 milhões de euros, o que evidencia uma significativa redução de 74% em relação ao ano anterior.

Os depósitos de clientes subiram 13% face ao registado em 2014 para um total de €680 milhões, reforçando a estratégia de uma maior diversificação das suas fontes de financiamento.

O enfoque geográfico do Banco Finantia continua a ser Portugal, Espanha, Brasil e países da CEI (Comunidade de Estados Independentes). As suas principais unidades operacionais são um banco em Portugal, um banco em Espanha, broker dealers em Londres e Nova Iorque e um escritório de representação em São Paulo.

Na atividade de Corporate & Investment Banking o Banco Finantia esteve durante 2015 envolvido em importantes transações no mercado Português, destacando-se a assessoria financeira ao Grupo Yildirim na aquisição da Tertir (terminais portuários em Portugal, Espanha e no Peru) à Mota Engil e ao Novo Banco.

Na área de mercados de capitais realizou diversas operações de papel comercial e de empréstimos obrigacionistas para diversos emitentes de base nacional, colocando o Banco Finantia como um dos principais players na distribuição de dívida Corporate portuguesa a nível nacional e internacional.

 

Publicado em BANCO FINANTIA.